Vision estrategica

Visão estratégica (Detalhe abaixo)

 

Uma empresa única

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O objetivo social da Aqualia é a obtenção da água, a sua adaptação ao consumo, a sua distribuição e tratamento posterior, para finalmente devolvê-la à natureza em quantidade e qualidade adequadas, fazendo um uso eficiente e sustentável dos recursos e materiais utilizados em todo o processo.

A estratégia da Aqualia está orientada para o cliente final, com uma especial atenção à qualidade do produto fornecido. Por isso, a empresa centra os seus esforços em assegurar que a água que chega ao utilizador tenha a máxima qualidade, o que se garante através das exaustivas análises realizadas nos laboratórios da empresa.

Outro dos pilares estratégicos é a proximidade com o cliente, pelo que a Aqualia implementou um sistema multicanal que proporciona uma total interatividade dos canais de comunicação (presencial, telefónico e Internet).

Responsabilidade Social Corporativa

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A nossa visão

  • Garantir um comportamento íntegro, honesto e transparente
  • Estender os valores corporativos a toda a cadeia de valor
  • Manter um diálogo ativo e dar resposta aos grupos de interesse

Aqualia entende a Responsabilidade Corporativa (RC) como o desenvolvimento de um modelo de negócio que além de conferir valor à empresa e de garantir a necessária rentabilidade e competitividade, contribua de forma ativa para o progresso da sociedade e gere a confiança e o apoio entre os seus principais grupos de interesse: Administrações Públicas, organizações, meios de comunicação, utilizadores, fornecedores, funcionários e a sociedade em geral.

A empresa toma como ponto de partida para a implementação do seu modelo os princípios de atuação do Grupo FCC ao qual pertence: ligação aos cidadãos, desenvolvimento de serviços inteligentes e comportamento exemplar da empresa e de todos os seus membros.

Inovação e proximidade do cliente

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A nossa visão

  • Oferecer o melhor serviço de acordo com as necessidades dos cidadãos
  • Assegurar a máxima qualidade da água e do serviço prestado
  • Apostar na transparência da informação oferecida aos utilizadores
  • Manter a aposta na inovação e nas novas tecnologias

As atuações da Aqualia durante o ano de 2015 estiveram orientadas para o cliente final, com uma especial atenção à qualidade dos canais de comunicação.

A total interatividade destes canais (presencial, telefónico, Internet) permite ao cliente decidir em qualquer momento por que canal quer comunicar e ver supridas as suas necessidades em tempo real.

Assim, a empresa mantém um forte compromisso com os cidadãos para melhorar constantemente a qualidade do serviço prestado, aplicando um controlo exaustivo sobre todas as suas atividades e trabalhando na melhoria da qualidade da água fornecida e no desenvolvimento de projetos inovadores que supõem progressos no serviço e sustentabilidade do mesmo.

Inovação: Gestão inteligente, Sustentabilidade, Qualidade; Qualidade da água: Qualidade certificada, Iniciativas para a melhoria do serviço, Compromisso com a qualidade em toda a cadeia de valor; Faturação e consumos: Fatura transparente, Leitura de contadores à distãncia, Contadores inteligentes; Atendimento ao cliente: Multicanalidade

 

As pessoas: O nosso maior valor

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A nossa visão

  • Fomentar o desenvolvimento do potencial humano
  • Fortalecer uma cultura que propicie as condições adequadas para melhorar o clima organizacional baseado no respeito mútuo e no trabalho em equipa
  • Garantir o compromisso com a diversidade e com a igualdade de género
  • Garantir um ambiente de trabalho

A Aqualia desenvolveu quatro linhas de atuação principais na área dos Recursos Humanos: o desenvolvimento profissional, a comunicação interna, a saúde laboral e a igualdade e diversidade.

Igualdade e diversidade: Rejeição da violència de género, Apoio ao talento feminino, Plano de Igualdade; Desenvolvimento profissional: Apoio à Formação Profissional Dual, Apoio à inserção laboral, Seleção por competèncias, Formação; Saúde no trabalho: Distinçòes, Aplicação da gestão preventiva, Diminuição da absentismo por risco ou doença profissional; Comunicação interna: Aqualia ONE, Flashes informativos, Newsletter "Tu Flash"

Gestão ambiental sustentável

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A nossa visão

  • Manter o compromisso em cuidar do meio ambiente e em lutar contra as alterações climáticas
  • Apostar no desenvolvimento sustentável com meios para reduzir o impacto ambiental
  • Gerir eficazmente todos os recursos naturais e, em especial, a água
  • Sensibilizar a sociedade sobre a importância de fazer um uso responsável da água

A Aqualia reconhece o valor económico, social e, sobretudo, ambiental da água, o principal elemento da atividade da organização; por isso, um dos seus fins principais é que a gestão deste recurso se leve a cabo com especial cuidado e respeito ambiental para conseguir a sustentabilidade do ambiente.

Para assegurar o cumprimento desse objetivo, a empresa considera estratégico implementar boas práticas ambientais no seu trabalho diário, bem como desenvolver atuações orientadas para a correta gestão ambiental da sua atividade tais como a compensação da Pegada de Carbono, o controlo do consumo energético e a difusão da importância da Pegada Hídrica, entre outros.

Gestão ambiental adequada: Pegada de carbono, Pegada Hídrica, Cumprimento Diretiva Eficiència energetica; Envolvimento com o meio ambiente e a sociedade: Não queremos deixar pegada, Limpieza da lagoa do Peix, Projeto Europeu Life Memory

Ao serviço da sociedade

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A nossa visão

  • Integrar o compromisso social em todas as decisões da empresa
  • Contribuímos para o desenvolvimento dos municípios onde operamos
  • Conseguir que os cidadãos nos recebam como uma empresa que confere valor ao seu município
  • Envolver todos os funcionários nas causas sociais através da participação em atividades desportivas, culturais e formativas

Para além da gestão do ciclo integral da água, a Aqualia implementou, durante 2015, ações orientadas para fazer a ligação com a população cujo principal protagonista é o cidadão, conferindo valor e respondendo às necessidades da sociedade atual e adiantando-se àquelas que serão as necessidades da sociedade do futuro.

Atividades que fomentem a sensibilização da população em geral e dos mais jovens em particular, cujo objetivo é garantir a sustentabilidade deste recurso tão valioso. Assim, a empresa tem vindo a apoiar o desporto e as coletividades mais vulneráveis e necessitadas.

Desporto: Organização participação e difusão de eventos desportivos; Infãncia e juventude: Educação e consciencialização; Ação social: Comprometidos com a sociedade; Universidade e cultura: Participação em fórums e seminários, colaboração com centros eductivos e universitarios